O passado e um conselho em espanhol

15 11 2012

Alejandro Jodorowsky é um daqueles caras que, se tivesse fama de “sobrenatural”, poderia ser um Paulo Coelho do Chile. No entanto, ainda que os estilos de – digamos – “aconselhamento” de ambos sejam diferentes, o escritor, cineasta e psicólogo chileno promove tantas reflexões quanto as palavras do escritor esotérico brasileiro (sem fazer juízo, gente, por favor) e, a partir daí, uma pessoa pode tomar decisões que não tomaria sem ler aquela frase. Sou dessas, admito.

No sábado, dia 10, pela manhã, Jodorowsky tuitou a frase da imagem e a explicou a uma seguidora. Se você não entende direito espanhol, eu te ajudo: “Sempre é um erro que o ausente regresse” / “Porque, professor?” / “O ausente se converte em mito. Quando regressa, se converte em triste realidade”. Essa frase me disse muito e vai sempre dizer.

Ok, a realidade pode nem sempre ser triste, concordo com você, leitor.

Mas há chances de ser. E normalmente a gente sabe, a gente sente isso. E aí é um caso a se pensar até que ponto vale aceitar a volta de certas coisas do passado. Até que ponto você está disposto a lidar com essa [possivelmente] nova realidade? Sim, porque se o tempo te muda, mudará o que quer que regresse também. Assim como o que você espera disso tudo e o que vai receber em troca.

Não sou a favor de fecharmos portas nas nossas vidas sem ter certeza disso. Como profissional de Jornalismo, sou a favor de conhecer antes de opinar e, como pessoa que já viu muito apesar da idade, acredito que pelo menos uma chance a determinadas situações deve ser dada. Mas só uma e tenha certeza que uma só é suficiente.

Há coisas que estão enterradas no passado por um motivo. Não se esqueça dele quando pesar se vale a pena ou não rever a decisão, porque tem coisas que nunca mudam.

E, se decidir rever, tomara que o caminho seja diferente; senão, pense que sempre é tempo de trancar o baú e jogar a chave fora, por mais que a tentação te diga o contrário. A vida passa depressa demais para ficar preso dentro de um looping que te impede de caminhar.


Ações

Information

Deixe um comentário