Confira todas as partes:
- Pedal na Bahia: uma cicloviagem de 12 dias
- Ilhéus a Itacaré
- Itacaré a Barra Grande
- Barra Grande a Boipeba
- Boipeba a Morro de São Paulo
Embarcar uma bicicleta para viajar é um saco. Não importa o quão maravilhosa seja a viagem, a lembrança das horas de embarcar a bike já me desanima. Aqui faço um desabafo: É UM SACO TRANSPORTAR BICICLETAS EM ÔNIBUS, AVIÕES E AFINS, MELDELS. É muita desinformação, má-vontade e má-fé das empresas junto, ninguém merece. Passou da hora delas entenderem que PESSOAS VIAJAM DE BIKE e que muitas vezes ela não é bagagem, mas O MEIO DE TRANSPORTE do passageiro, p*rra.
Nessa para a Bahia não foi diferente. Já começou no embarque em Belo Horizonte, de onde saímos de ônibus rumo a Ilhéus. Apesar de termos perguntado no guichê da companhia de ônibus (a Gontijo) quando compramos as passagens sobre o embarque das bikes e eles terem dito que bastava tirar uma roda e proteger manetes de freio e pedais, na hora de embarcar nos exigiram uma caixa para colocar as duas DENTRO. Óbvio que não tinha. Depois de muita briga, conseguimos cobrir algumas partes delas com caixas garimpadas nas lojas e lanchonetes da rodoviária e plástico bolha (que levamos).
Nos aviões também é um saco, mas Rogério criou alguns métodos que facilitam isso e deram muito certo, tanto que dessa vez a Gol embarcou ambas sem reclamar. Usamos quatro vasilhas plásticas e bolas de isopor para proteger as partes mais frágeis e usamos os serviços da Protec Bag para finalizar. Na ausência de dois mala-bike (um peso que nem sempre dá pra carregar ou compensa levar), deu certo, ó:

Primeiro tem que desmontar tudo: rodas, pedais, guidão, gancheira e câmbio. Também é preciso esvaziar até pelo menos a metade os pneus, senão a pressão dentro do avião pode fazer eles estourarem.

Depois tudo vira um sanduíche com plástico bolha no meio e as bolas de isopor inteiras calçando tudo.

Três horas de voo depois, o que restou do tupperware dá uma ideia da pressão a que as bikes são submetidas dentro do avião. :O
Deixe um comentário