Notas de viagem: os mendigos de Paris

26 06 2012

Paris, ah, minha Paris…

Estive lá de férias em novembro do ano passado e até hoje as fotos que ficam se revezando no meu desktop me arrepiam e enchem de nostalgia. Não sei explicar: foram só quatro dias, mas foi como se eu pertencensse à Cidade Luz, como se ali fosse a minha casa.

Mas o que eu queria dividir com vocês foi uma particularidade que eu achei muito fofa e interessante na cidade – os mendigos. “Até mendigo em Paris tem glamour”, comentou uma amiga em uma das fotos no álbum da viagem no Facebook – eu ri. Realmente, os mendigos lá tem um “quê”: seja pelas plaquinhas pedindo ajuda, pela tranquilidade no sorriso estampado no rosto ou seja pelos animais que sempre os acompanham.

Ah, oui – todos os mendigos parisienses tinham consigo um animal. Cães, gatos e até um coelho eu vi. Todo mundo gordinho, bem tratado e com um pote de água e comida – o mendigo podia até não ter, mas os bichinhos tinham. Essas imagens me deixaram com um sorriso bobo no rosto e um ou dois Euros a menos no bolso enquanto passeava pelas ruas centenárias da minha Paris. Sei lá de onde veio essa ternura… mas vou dividir com vocês através de umas imagens que eu trouxe. 🙂

A minha eleita: o homem com o cachorrão no colo:

Esmola pra que? Temos amorrrr!

Esmola pra que? Temos amooorrrr!

Dois bichinhos = dois Euros. As moedinhas caíram felizes na caixinha...

Dois bichinhos = dois Euros. As moedinhas caíram felizes na caixinha…

Gato de coleira e na guia, na porta da Galerie Lafayette: em Paris tem.

Gato de coleira e na guia, na porta da Galerie Lafayette: em Paris tem.

E tenham todos um bom dia. 🙂

Ações

Information

One response

14 01 2013
Uma história de viagem: “Que dó, ela está sozinha!” « Janaina Rochido, jornalista

[…] e conversando com uma pessoa sobre Paris, lembrei-me de mais uma história, que não é fofa como a dos mendigos ou interessante como a do polonês da RSPCA, mas é […]

Deixe um comentário

