Pequenas ações, grandes negócios

2 03 2010

Sempre fui apaixonada por assessoria e, dentro dela, tenho especial carinho pela área de comunicação interna. É muito legal perceber que uma ação que você planejou e colocou em prática conseguiu unir/reunir os funcionários, gerando uma aprovação (ou pelo menos um sorrisinho) de todo mundo.

Esses dias mesmo, lá no trabalho, vi isso acontecer mais uma vez. Assim, comunicação interna lá nunca foi tarefa da assessoria de comunicação, pois isso sempre foi cuidado pela secretária da diretoria (e isso é bem comum, posto que ainda hoje em dia, em muitas empresas, a comunicação interna é feita pelo Recursos Humanos). Todo mês tinha bolo de aniversário e, quando tinha um bebê a caminho, a secretária mesmo organizava um chá de fraldas.

Daí que eu pensei: porque não fazer como no Conselho, onde havia um cartazinho todo mês com os nomes dos aniversariantes? Isso por si só já seria um mimo. Coincidentemente, uma das diretoras que eu mais gosto chegou e deu a mesma idéia. Pronto, lá fui eu para o Word (tá, é uma vergonha, mas minha máquina não tem o Corel) fazer cartazes – que ficaram bem legais, olhaí:

Em pouco tempo o pessoal notou a novidade e começou a elogiar e brincar que “agora não tinha mais desculpa para não ter bolo todo mês”. Fiquei feliz. Sério, algo tão simples e com um efeito tão… warm.

A outra coisa também foi uma idéia simples, mas de execução mais trabalhosa. Uma colega de trabalho – por sinal jornalista também – estava grávida. Em segredo, planejamos o chá de fraldas para ela para o dia 3 de fevereiro, uma quarta-feira, quase 10 dias antes da data prevista para o nascimento. Eis que, espertamente, o bebê cansou-se de esperar e nasceu três dias antes, em 30/01. A festinha mixou… mas a homenagem teve salvação.

Eu tinha pensado em juntar todas as fraldas que o pessoal ia comprar e mandar entregar junto com flores e um cartão, mas o colega fotógrafo teve uma idéia bem melhor: tomar os depoimentos de todos que deram fraldas em vídeo e depois editar, com abertura, crédito e trilha sonora. Por fim, entregar tudo na casa dela. Todos gostaram e, no dia da festinha chamamos todos, um a um ou grupos, dependendo do setor (e do grau de timidez de cada um) para frente da câmera.

Foi muito divertido. Todo mundo gostou da idéia e deu ótimos depoimentos felicitando mãe e bebê, tendo ao fundo uma “parede” de fraldas:

Todos se divertiram e se emocionaram. Como combinado, tudo foi levado para a casa da nova mamãe e, de acordo com depoimentos de quem estava lá, ela achou original e divertido, gostou muito da lembrança e mandou abraços a todos.

Para mim, essas duas ações são provas de que a comunicação interna bem feita dá certo e nem precisa de muito gasto ou stress. O que a empresa precisa é de um profissional que seja bom observador, saiba sentir o clima dentro da empresa e saiba diagnosticar o ambiente. Além disso, a pessoa tem que ter jogo de cintura e ser proativa e criativa na hora de criar e implementar ações, pois muita gente não entende ainda esse ramo da comunicação empresarial.

Comunicação interna bem feita aproxima os funcionários, incentiva o relacionamento saudável entre eles, descontrai o ambiente de trabalho, informa, aproxima equipe e chefias e evita que surjam boatos e fofocas (para mim, um dos méritos mais brilhantes da coisa toda) a respeito de atividades da empresa ou de outros funcionários. E olha que nem precisa de muito dinheiro, só mesmo boa vontade e planejamento – ‘bora conversar com seu chefe, vai!

Anúncios

Ações

Information

2 responses

2 03 2010
Gustavo Machala

Bom texto, Janá. Daqui a pouco vc já tá dando aula pra ensinar os truques…

Abs.

2 03 2010
Janaina Rochido

Vish, um elogio vindo de você é coisa séria mesmo, de verdade – obrigada! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: