Um dia de palestra, outro de palestrante

17 11 2009

ilustra_palestra

Dia desses vivi uma situação deliciosa: fui dar uma palestra aos alunos do meu amigo Roberto Reis, professor do curso de Jornalismo Multimídia da UNA. Roberto me convidou para conversar com eles sobre assessoria de comunicação e web, assunto que trabalhamos com maestria (modéstia às favas) no ENUDS 7, em setembro deste ano (e que vai, inclusive, virar o artigo de conclusão da minha pós).

O convite me deixou muito honrada e muito feliz, pois, como falei com a turma no começo do bate-papo, ali eu ia fazer duas coisas que adoro: falar e, ainda por cima, falar sobre assessoria, que é um trabalho que definitivamente me tem. O interessante foi que, pouco antes de chegar à UNA, eu estava na pós assistindo a uma palestra do Alex Primo, pesquisador em Mídias Digitais que esteve em Belo Horizonte para o Hipertexto2009 – ou seja, em meia hora, saí da posição de platéia para atração… foi assaz engraçado e irônico.

Confesso que estava um pouco nervosa, apesar de sempre ter gostado de falar em público. Sei lá, talvez fosse pelo fato de que muito pouco tempo me separava daquelas pessoas sentadas ali, esperando que eu dissesse algo interessante, que pudesse somar ao aprendizado delas, principalmente nesses tempos bicudos em que, na Comunicação, é mais “cada um por si” do que nunca. Enfim, preparei uma apresentação em ppt (pode olhar aqui, ó), uma “cola” em papel e lá fui eu.

A turma era pequena e me recebeu muito bem. Ao longo da noite, contei a eles sobre a experiência no ENUDS 7, sobre minha formação, sobre minha própria experiência profissional e sobre tudo que aprendi fazendo estágios. Também falei para eles sobre os aspectos da assessoria de comunicação na internet e os desafios e delícias que as novas tecnologias traziam para a área. Falamos de blogs corporativos, Twitter na mão de gente que fala demais, Orkut, preconceito, twittequeta (interessante, mas não necessariamente obrigatória), a importância do feedback para os leitores e moderação, além de como reverter uma crítica ou comentário negativo a seu favor.

Foi ótimo – cada “obrigado, gostei muito” que ouvi tornou meu fim de noite melhor. Me senti, finalmente, realizada na profissão que escolhi e feliz por poder compartilhar com quem está chegando as coisas que eu aprendi com colegas mais experientes ou então fazendo, na base dos erros e acertos. Que venham mais oportunidades assim!

Ações

Information

2 responses

7 12 2009
Luiz

Parabéns Janaína! Continue sempre nesse caminho que o seu sucesso profissional é garantido. Abração

8 12 2009
Janaina Rochido

E aí, rapaz! Coisa boa sua visita por aqui, obrigadão pelo comentário! Sucesso para todos nós, nós merecemos! Beijão!

Deixe um comentário

