Twitter é pra quê, mesmo?

22 05 2009

O Twitter está super na moda. Em qualquer rodinha com mais de duas pessoas razoavelmente antenadas ou em qualquer site atualizado, lá está ele: o “@ nome-de-alguma-coisa”. E dá-lhe twitada.

No princípio, como o próprio site do Twitter diz, o objetivo da ferramenta era permitir às pessoas comunicarem aos seus contatos o que estavam fazendo naquele momento, em até 140 caracteres. Facilitaria a vida de famílias que têm membros longe e querem acompanhar seu dia a dia, como o site também diz. Para isso, basta o usuário responder à pergunta: “What are you doing?”.

Hoje já está claro que o uso do Twitter transcendeu isso, apesar da perrgunta persistir na home de cada usuário. A cada dia, as empresas e as pessoas se apropriam do microblog para divulgar seus serviços, repassar informações e notícias interessantes, virais e seu próprio trabalho.

Mas, e quanto aquelas pessoas que querem usar o Twitter pra twitar sobre o que estão fazendo naquele momento? Eu acho que pode – afinal, a pergunta continua lá, logo, não há problema em respondê-la. Minha crítica é para aquelas pessoas que atacam esse comportamento – o que é que tem twitar sobre o seu dia?

Tudo bem que o site ganhou outros usos e isso é ótimo, temos mais uma poderosa ferramenta para a Comunicação e a mobilização das pessoas online. Mas quem quiser também tem o direito de usá-la para seus fins primários, pois, com certeza, tem quem se deleite em saber que alguém acabou de acordar ou está comendo sanduíche de atum assistindo a novela.

Logo: não quer ler sobre o dia a dia do seu amigo observando sua criação de escargots? Então não o siga, oras.

Ações

Information

3 responses

20 06 2009
k

hahah, pode me dar unfollow, juro que não fico de mimimi. mas sabe que, depois que eu descobri twitter de uns jornais e umas revistas que eu já “seguia” clicando no site deles, eu passei a gostar. recebo notícias de moda, arte, notícias do mundo cão… adorei. o new york times tem twitter pra cada seção. pena que a economist ainda não tenha feito isso. tem que ser toda a revista ou nada. o que eu recebo é bem mais interessante do que eu twitto. mas tbem não forço ninguém a me seguir. mimimi virtual é chato.

17 06 2009
Salomão

blog bacana!

…a propósito, @salomaoterra e @opperaa srrsrs

22 05 2009
Janaína

Estou contigo e não abro! Assim que entrei no Twitter eu pensei que seria de bom tom seguir quem me seguia. Então eu gastava muito do meu precioso tempo assistindo a variados comentários narcísicos e desinteressantes na minha página. Quando percibi que a banda não tocava assim, começei a seguir quem realmente me interessava. Sem ressentimentos, já que a maior parte dos deletados eu nem ao menos conhecia. Nós também seguimos pessoas que nem nos conhecem e que não nos seguem. Portanto, aos pouquinhos, o twitter vai se moldando e se reinventando. Regra de conduta pro Twitter é o ó! E vamos combinar que tem gente que sabe falar de si de forma muito interessante, intensa ou cômica. Falar de si, muitas vezes, também tem o seu valor.
Parabéns pelo seu blog que está muito bacana!
Beijos

Deixe um comentário

